Anacreônticas 60(a) (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


            Eu farei as cordas vibrarem,
            Não por conta de um campeonato,
            Mas por ser uma arte que todos
            Os poetas devem saber.
            Com meu plectro de marfim eu
            Tocarei as notas mais claras,
            E num ritmo frígio eu irei
            Bradar feito um cisne do Caistro,
            Junto ao vento as asas cantando
            Uma melodia complexa.
            E tu, Musa, dança comigo!
            Pois pra Febo a lira e o louro
            E o tripé são todos sagrados.
            A paixão de Febo é meu tema:
            Um desejo não saciado,
            Pois a moça se mantém casta,
            Escapando do seu ferrão,
            Tendo o corpo sido tornado
            Numa planta bem vicejante.
            Porém Febo, Febo então veio
            E pensando ser seu senhor
            Arrancou-lhe as folhas, supondo
            Que fazia os ritos Citérios.

Comentários

Postagens mais visitadas