No interior da lei (C. Leonardo B. Antunes)


Por dois anos eu passeei pelo colossal pavilhão de regras e medidas da Lei. Como turista curioso, quedei diante de seus muitos monumentos e instalações, perscrutando antigas escrituras e enormes códices de mesuradas considerações. 
Tudo me parecia alheio e frio.
Inquietavam-me as intransigências da Lei, os muitos excessos de suas exceptivas exceções, os descasos com a aplicação real de seus preceitos, o fechamento súbito de suas poucas, elusivas zonas de segurança.

Após dois anos, recebi o visto de permanência como cidadão temporário da Lei. A mim se abriram novas e gigantescas alas de regras e medidas.
Estudei-as a fundo, mas não as compreendi. Porém, as regras anteriores passaram a fazer algum sentido.
Eram necessárias para que eu chegasse ali.

Dez anos se passaram e tornei-me cidadão emérito da Lei. Cheguei a novas, restritíssimas alas de lautos códices dourados, abertos não só para minha consulta, mas também para que eu os editasse a fim de aprimorar o funcionamento da Lei.
Adquiri uma compreensão sentimental de que meu destino estava intrinsecamente ligado ao funcionamento da Lei.
A Lei servia para que eu chegasse ali, ao próprio cerne da Lei, onde minhas mãos a tomaram inteira e a fizeram nova.

Vivi uma vida toda trabalhando a Lei.

Aposentei-me sob aplausos de meus colegas, que me conduziram a uma ala tranquila no interior da Lei.

Num dia qualquer, estando eu já velho e cansado, recebi a notícia de que poderia finalmente sair da Lei, que estava sendo cuidadosamente revista para meu próprio bem.
Achei estranho. Não queria sair da Lei.
Pedi explicações ao ilustríssimo senhor diretor.

Jamais vieram.

No dia em que adoeci terminalmente, descobri que saíra da Lei. Homens sem rosto, impecavelmente bem-vestidos, levaram tudo que eu tinha e conduziram-me para fora da Lei.

Explicaram-me, apologéticos, que havia ocorrido um engano, e que eu jamais pertencera à Lei.
Mas agradeceram todos os anos de trabalho em que, com tanto afinco, eu revisei os tortuosos parágrafos que ajudavam a melhor identificar todos aqueles que pertenciam e os que não pertenciam no interior da Lei.

Comentários

Postagens mais visitadas