Calímaco, Epigrama I (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


    Certo estrangeiro, Atarnites, a Pítaco assim inquiriu,
       Ao mitilênio varão, filho nascido de Hirrádio:
    "Pai venerando, convocam-me dúplices bodas; de um lado,
       Noiva de mesmo valor e nascimento quanto eu;
    A outra, contudo, supera-me; Qual escolher? Vem comigo:
       Dá-me um conselho de qual devo levar ao himeneu."
    Disse-lhe; e o rei, tendo erguido seu cetro, armamento vetusto:
       "Eis! Os meninos ali tudo te irão declarar."
    Esses por meio de golpes, velozes piões carregando,
       Num cruzamento de três amplas estradas, giravam.
    "Segue", falou, "as pegadas daqueles." Então, colocou-se
       Perto. Falavam assim: "Vai por aquela que é tua!"
    Quando o escutou, o estrangeiro poupou de uma casa maior
       Arrebatar, por ouvir as predições dos meninos.
    Tal como aquele levou para a casa uma noiva pequena,
       Díon, assim tu também: vai por aquela que é tua.

Comentários

Postagens mais visitadas