Elegia para meu avô Edgard (C. Leonardo B. Antunes)


            I

            Morreste às dez da noite, meu avô.
            Às três da tarde irão depositá-lo
            Na cova em que enterramos minha avó
            Num dia ensolarado há tantos anos.

            Fechaste os olhos ontem, meu avô,
            Mas desde aquele dia ensolarado
            Vieste falecendo pelos cantos,
            Semelho a sonho posto à luz do dia.

            Quiseras o divórcio, meu avô,
            Mas ele veio tarde e sem aviso,
            Talvez já nem quisesses mesmo tê-lo,
            Ou por querê-lo tu te torturaste.

            II

            Mas lembro-me de ti sentado à mesa,
            Quando éramos pequenos, eu e o mundo,
            E tudo que eu queria nesta vida
            Era ser como tu, policial.

            Tu chegavas de noite com jaqueta
            Escura e perguntavas para mim
            "Vamos lá ver se tem algum filmão?".
            E então nós víamos um bangue-bangue.

            De dia só comias macarrão,
            Espaguete com molho de tomate.
            Fiquei gordo de tanto copiar-te;
            Não coube na jaqueta que te herdei.

            III

            Agora voltarás à terra inerte,
            Deixando para trás o filho, a filha
            E cinco netos dentre os quais me incluo
            E incluindo-me entendo de onde vim.

            É lícito decerto agradecer-te
            Por ter criado o filho que é meu pai,
            Que me criou tentando ser correto
            Em tudo da maneira que tu foste.

            Quisera ter mais coisas a dizer-te,
            Mas mesmo vivo pouco conversamos.
            Dizias pouco e apenas escutavas.
            Então, escuta, meu avô, se podes.

Comentários

Postagens mais visitadas