Heroiká (C. Leonardo B. Antunes)


            Onde estiveste,
            Filho da estrada,
            Ontem à noite,
            De madrugada?

            Toda a cidade,
            Leda e sincera,
            Já adormecia,
            Como se espera,

            Mas, nas calçadas,
            Onde se eleva
            Desde os bueiros
            Fúmida treva,

            Sobrespalhou-se –
            Hórrida cena! –
            Sangue inocente,
            Morto sem pena.

            Nobre defunto,
            Cuja família
            Junto do esquife
            Sofre a vigília:

            Era mais belo –
            Muito mais homem –
            Do que já foste,
            Vulto sem nome.

            Como tiveste
            Tal ousadia?
            "Foi pelas costas
            Quando não via."

            Foi num só golpe
            Que o assassinaste?
            "Não, mas um golpe
            De minha haste

            Foi o bastante
            Para tombá-lo,
            Torto, e fazê-lo
            Meu vão vassalo.

            Humildemente
            Veio abraçar-me
            Meus dois joelhos
            Para implorar-me

            Por sua vida
            Com juramento
            De amplo regaste
            Por pagamento,

            Mas não lhe havia
            Escapatória:
            Só sua morte
            Dava-me glória.

            Quanto era belo,
            Faço-me agora,
            Tendo-o vencido,
            Mísero embora,

            Pois para sempre
            Serei lembrado
            Por esse nome
            Que me é negado."

Comentários

Postagens mais visitadas