Diálogo Estelar (C. Leonardo B. Antunes)


            Ontem, em meio à noite escura,
            Sem dar nenhum sinal de aviso,
            Apareceu-me no horizonte
               A mais brilhante estrela.

            Penso que foi decerto um nume,
            Talvez a tecelã de enganos,
            Que sói brilhar daquela forma
               Em cores variadas.

            Quase descrente eu pus-me a olhá-la
            Com olhos tão acostumados
            A nunca ver o extraordinário,
               O novo ou o imprevisto.

            Para aumentar o meu espanto,
            Que já beirava o imensurável,
            Dos píncaros do firmamento
               A estrela interpelou-me

            E, interpelando-me, me disse
            A essência de sua atividade
            Prescrita dentro do seu nome:
              A guardiã dos homens.

            Ela, com fala acolhedora,
            Abriu-me o espírito cansado
            À enormidade de sentido
               Em cada grão de areia.

            Nós conversamos noite adentro
            Até que foi chegado o tempo
            Da estrela esvanecer perante
               A rósea luz da Aurora.

            Mesmo que nunca eu a contemple
            De novo em meio à noite longa
            Consolo-me em saber que o mundo
               A tem por protetora.

Comentários

Postagens mais visitadas