Hino Homérico 8, a Ares (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


Ares fortíssimo, mestre de bigas, do elmo dourado,
Bravo, escudeiro, guardião de cidades, das armas de bronze,
Muro do Olimpo, incansável, lanceiro potente, mão forte, 
Pai da vitória em combates guerreiros, aliado de Têmis, 
Líder dos homens honestos, tirano das forças contrárias,
Dono do cetro viril, que circulas tua esfera de fogo 
Junto dos sete caminhos celestes, nos quais teus cavalos 
Ígneos te levam além da terceira divisa do céu, 
Auxiliador dos mortais, doador de uma audaz juventude, 
Ouve-me! Do alto me manda teu raio gentil sobre a minha 
Vida e concede-me força guerreira, de modo que eu possa 
Afugentar essa vil covardia da minha cabeça 
E suprimir as pulsões enganosas que vêm da minha alma. 
Freia o furor aguçado do meu coração, que me faz 
Ir pelas trilhas geladas da guerra, mas dá-me a coragem 
De me manter junto às leis salutares da paz, ó ditoso, 
Para evitar as disputas, a raiva e as Queres violentas.

Comentários

Postagens mais visitadas