Ode a Palas (C. Leonardo B. Antunes)


            Ó donzela virgínea nascida de Zeus,
            Aliada suprema em conselhos e guerras,
            Protetora de Atenas, patrona dos sábios,

            Que ajudaste nos tempos passados o herói,
            O varão itacense de engenhos sem fim,
            A voltar para casa e vingar-se dos vis,

            Que amainaste o furor regicida do filho
            De Peleu por ação de um alvitre escorreito
            Quando mais precisava de auxílio divino,

            Se algum dia eu também escutei teu conselho
            Ou busquei o saber debruçado por horas
            Sobre um tomo ancestral 'té falharem-me os olhos,

            Sem demora descende da casa paterna
            E escutando, Incansável, esta prece que faço,
            Sê propícia e concede pra mim teu favor:

            Dá-me forças, senhora dos olhos brilhantes,
            Pra vencer o pior dentre os meus inimigos,
            O temor que embaraça o intelecto humano.

Comentários

Postagens mais visitadas