Teognídeas vv. 19-38 (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


Cirno, prum hábil poeta – pra mim –, que se ponha uma marca
   Sobre estes versos: que não possa ocultar-se o seu roubo,
Nem se tomar algo vil quando existe por perto algo bom,
   Mas que se diga por fim: "São de Teógnis os versos,
Do Megarense; entre todos os homens seu nome é famoso."
   Mas todos os cidadãos eu não consigo agradar:
Nada espantonso, Polípeda, visto que nem mesmo Zeus
   Faz todo mundo feliz quando traz chuva ou retém-na.
Mas de bom grado eu darei para ti os conselhos que eu próprio,
   Cirno, a partir de homens bons, quando criança aprendi.
Sê consciente e por meio de ações desonrosas e injustas
   Nunca adquiras qualquer cargo, prestígio ou fortuna.
Lembra daquilo que eu digo: não busques estar entre os homens
   Vis, mas procura ficar sempre do lado dos bons.
Deves comer e beber entre eles, com eles sentar-te,
   Ser agradável a quem tem um poder muito grande.
Entre homens nobres, irás aprender coisas nobres. Estando
   Junto a sujeitos ruins, tu perderás o bom senso.
Logo, aprendendo essas coisas, mantém-te entre os bons e algum dia
   Afirmarás o valor do meu conselho aos amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas