Anacreônticas 33 (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


            Certa vez, no meio da noite,
            Chegado o momento em que a Ursa
            Já se vira à mão do Boieiro
            E todas as tribos dos homens
            Se deitam pelo seu cansaço,
            O Amor se pôs em frente à minha
            Porta e começou a bater.
            "Quem bate em minha porta?" eu disse.
            "Partiste todos os meus sonhos!"
            O Amor então responde: "Abre!
            Sou um bebê! Não tenhas medo!
            Estou molhado e estou perdido
            Em meio à noite sem luar."
            Fiquei com pena do que ouvi.
            Por isso, acendo um lampião
            E abrindo a porta então eu vejo
            Um bebezinho com seu arco,
            Aljava e asas sobre as costas.
            Sentei-o junto da lareira,
            A fim de que esquentasse as mãos,
            E então sequei o seu cabelo,
            Espremendo os cachos molhados.
            Quando o frio por fim o soltou,
            "Vem!", ele disse. "Vem testar
            Meu arco para ver se a corda
            Acaso se estragou na chuva!"
            Armou a flecha e me acertou
            No meio do meu coração.
            Depois, pulando e rindo, disse:
            "Amigo, alegra-te comigo!
            Meu arco está ileso, mas
            Teu coração irá doer!"

Comentários

Postagens mais visitadas