Anacreônticas 15 (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


            Ó adorável pombinha,
            De onde, de onde vens voando?
            De onde vem este perfume
            Que tu deixas pelo ar
            Como um vento junto à chuva?
            Quem és tu e o que tu queres?
            "Enviou-me Anacreonte
            Para Bátilo menino,
            Ele que ora é o senhor
            Cujo reino alcança tudo.
            A Citéria me vendera
            Em retorno a uma canção.
            É pra Anacreonte agora
            Que eu performo essas tarefas.
            Veja só como eu carrego
            Muitas cartas em seu nome!
            Ele diz que logo, logo
            Me dará a liberdade.
            Mas, se não me libertar,
            Sou sua escrava para sempre.
            Para que eu irei voar
            Sobre montes e campinas
            E sentar-me nalgum galho
            'Pós caçar comida agreste?
            No momento eu como pão
            Que das mãos de Anacreonte
            Eu agarro pra mim mesma.
            Pra beber ele me dá
            Vinho que ele próprio bebe.
            'Pós beber então eu danço,
            Ele toca a sua lira,
            Minha asa faz-lhe sombra.
            Quando alfim se vai pro leito,
            Eu repouso em sua lira.
            Pronto. Agora sabes tudo.
            Vai-te embora! Já fizeste
            Que eu falasse como gralha."

Comentários

Postagens mais visitadas