Anacreônticas 4 (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


            Trabalha a tua prata,
            Hefesto e uma armadura
            Pra mim não faças, não.
            Que tenho a ver com lutas?
            Mas antes faz-me um copo
            Tão fundo quanto der.
            Não ponhas nele, entanto,
            Estrelas: nem a Ursa
            Nem Órion brilhante.
            Por que me importariam
            As Plêiades, Boieiro?
            Põe vinhas para mim
            Com cachos de uva nelas
            E Bacas pra as colherem.
            Põe homens amassando
            As uvas com seus pés
            E sátiros que riem
            E Amores feitos de ouro
            E o riso da Citéria,
            E o de Lieu formoso
            E de Eros e Afrodite.

Comentários

Postagens mais visitadas