Safo Fr. 1 (trad.: C. Leonardo B. Antunes)


            Afrodite eterna de etéreo trono,
            Filha do Cronida que engendra enganos,
            Peço: não domines com mágoa e náusea,
            Dona, minh'alma,


            Mas pra cá descende se no passado,
            Tendo a voz me ouvido de muito longe,
            Escutaste e a áurea mansão paterna,
            Vindo, deixaste


            Com teu carro, junto formosas aves
            Ágeis te levavam por sobre a terra
            Negra, densas asas no céu vibrando em
            Meio ao éter.


            Logo aqui chegaram e tu, ditosa,
            Em teu rosto eterno um sorriso abrindo,
            Quis saber a causa de minha angústia,
            A ordem do apelo,


            O que eu mais queria que me passasse
            De ânimo imprudente. "Agora quem eu
            Devo persuadir para ti. Quem, Safo,
            Faz com que sofras?


            Se ora foge, logo te irá no encalço.
            Se rejeita os dotes, não tarda a dá-los.
            Se não te ama, logo ela vai amar-te
            Contra a vontade."


            Vem-me agora, pois, desfazer esta árdua
            Aflição. Perfaz-me o que minha alma
            Sonha ver perfeito, e sê tu mesma
            Minha aliada.

Comentários

Postagens mais visitadas